Encerrar um relacionamento pode ser um momento difícil e complicado, principalmente se ainda houver sentimentos envolvidos. Pode ser difícil fechar um capítulo em nossas vidas e seguir em frente depois que um relacionamento acaba. Porém, há algumas coisas que podemos fazer para tornar esse processo mais saudável e menos doloroso para ambos os lados. Se você está terminando um relacionamento, aqui estão cinco dicas para fazer isso de maneira respeitosa e amigável, na medida do possível, claro!
Como terminar um relacionamento de forma amigável
Terminar um relacionamento não é fácil, mas se fizer isso de maneira saudável e bem pensada, pode ser o primeiro passo para começar a se curar e se desenvolver positivamente. Se você está passando por um processo de separação e não sabe o que fazer, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a terminar o relacionamento de maneira saudável, respeitosa e amigável.
1 – Não espere pelo momento certo
Algumas pessoas esperam pelo momento certo para terminar um relacionamento, o que as impede de realmente finalizá-lo. Não há um momento perfeito para terminar algo. Portanto, não devemos esperar pelo momento certo para terminar uma relação. Mesmo que tente encontrar o momento perfeito para terminar um relacionamento, as coisas que você tem a dizer ainda podem resultar em emoções mais fortes ou intensas.
Recomendamos que você se prepare para a separação quando sentir que o relacionamento não está indo a lugar nenhum. Comece, por exemplo, a deixar de fazer planos juntos. Isso ajudará a se preparar para abordar o assunto com seu parceiro. Lembre-se de que você não precisa pedir permissão para fazer isso e não precisa se comportar como uma pessoa melhor do que ninguém durante o processo de término. O fato de não querer mais estar em um relacionamento é motivo suficiente para terminá-lo.
2 – Termine a relação em um ambiente adequado, prepare-se para isso
Quando estiver pronto para terminar o relacionamento, encontre um ambiente tranquilo para conversar com a pessoa com quem você está prestes a pôr um fim na relação. Evite elementos que distraiam ou aumentem o estresse. Qualquer lugar onde você se sinta confortável e possa conversar facilmente sem se sentir observado ou julgado pode ser adequado. Ambas as partes devem evitar situações em que uma terceira pessoa possa interferir na conversa ou criar conflito.
3 – Termine o relacionamento pessoalmente
Quando precisamos terminar um relacionamento, a melhor maneira de fazer isso é encontrar a pessoa e falar pessoalmente. Especialmente quando precisamos explicar alguma coisa, todos nós merecemos um pouco de atenção. Pense nisso: não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você. Se tiver medo de não conseguir se expressar de forma adequada, organize suas idéias antes.
4 – Mencione os pontos positivos da outra pessoa
A sinceridade é a chave mais importante da comunicação. No entanto, a sinceridade é ainda mais importante quando um relacionamento chega ao fim. Além da sinceridade, lembrar dos aspectos positivos do relacionamento também é importante. Além disso, para mostrar que você é grato pelo que a outra pessoa fez por você e que a valoriza muito, lembre-se dos aspectos positivos dela.
5 – Evite punir a outra pessoa
Um relacionamento romântico envolve duas pessoas, que são responsáveis pelo que acontece entre elas. Portanto, não é saudável culpar seu parceiro pela decisão de terminar o relacionamento. Lembre-se de que culpar a outra pessoa pode parecer que você precisa puni-la. Não há motivo para punir alguém.
Porque é difícil terminar um relacionamento?
Terminar um relacionamento pode ser difícil por vários motivos. Primeiro, quando estamos em um relacionamento, geralmente nos apegamos à pessoa com quem estamos e nos importamos muito com ela, o que faz com que o término seja ainda mais doloroso. Além disso, muitas vezes temos muitos planos e projetos para o futuro com a pessoa com quem estamos, e terminar significa ter que desistir desses planos e recomeçar.
Enfim, terminar um relacionamento é difícil porque pode ser incerto e assustador enfrentar o futuro sozinho. É normal sentir um turbilhão de emoções e enfrentar grandes dificuldades ao terminar o relacionamento, mas com o tempo e o apoio adequado, as coisas ficarão mais fáceis para ambos. O que não devemos fazer, é manter algo que prejudique nossa saúde mental, ou física.