Como perdoar uma traição? 6 passos

A dor que uma pessoa sente quando descobre uma traição é insuportável. Dito isso, é super normal sentir-se enganada, magoada e ter a impressão que o mundo caiu aos seus pés quando você descobre a infidelidade do seu parceiro. 

Sabemos que o perdão em um momento desses não é fácil, mas se você está aqui, é porque isso passou pela sua cabeça. Quem somos nós para dizer “não perdoe”? Então, se você realmente quer seguir em frente, o que você precisa fazer agora é aprender a perdoar, encontrar sua paz interior e deixar a raiva sair de seu coração. Para conseguir seguir em frente, o perdão é fundamental.

É fácil perdoar uma traição?

Quando você começa um relacionamento com alguém, você fica tão apaixonada que sente que está em um porto seguro e que nenhum infortúnio do mundo pode arruinar sua felicidade. Mas um belo dia, seja por sua curiosidade ou por uma confissão de seu namorado, você descobre que ele foi infiel no relacionamento.

De repente, todo o seu mundo desmorona e você se pergunta “o que vou fazer com uma pessoa em quem confiei e que partiu meu coração?”. Perdoá-lo é a opção certa para você? Perdoar um namorado infiel não é fácil. Você pensa em perdoá-lo porque o ama e sente que ele pode mudar de ideia. No entanto, perdoar alguém que o traiu nunca é uma coisa fácil de fazer.

Para perdoar seu namorado, você precisa ser forte o suficiente e aceitar a dura realidade primeiro. Depois disso, você precisa se dar um tempo para se curar e também precisa parar de ficar com raiva dele. Você precisa entender a perspectiva dele e lidar com as situações dessa maneira também.

Lembre-se, o perdão não será um presente para seu namorado, mas para você. Perdoá-lo não significa que você está bem com o que ele fez e que tudo ficará bem entre vocês novamente. É apenas uma maneira de garantir que você não se torne uma pessoa amarga e odiosa por causa do que ele fez com você. Depois de perdoar seu namorado, você pode começar a pensar em dar outra chance ao seu relacionamento, mas definitivamente não é algo fácil.

Como perdoar uma traição? 6 passos essências

Ser traída e magoada pelo seu namorado é, com toda certeza, uma experiência humilhante e dolorosa. Mas provavelmente, você sairá dessa situação como uma pessoa mais forte e mais sábia. Perdoar um namorado traidor é uma coisa muito importante a se fazer. Mas antes de tomar essa decisão, você deve se certificar de que ele merece o seu perdão e ter certeza de que ele não terá mais essas atitudes tóxicas de infidelidade.

Isso pode ajudá-la a se tornar uma pessoa melhor. O perdão não significa que você tenha que aceitar seu parceiro de volta. Significa que você escolhe não deixar que as decisões dele afetem sua saúde mental. Você pode aprender com essa experiência e ter a oportunidade de conhecer alguém que realmente a mereça. Não faz sentido nutrir ódio por um parceiro infiel e arruinar sua própria vida dessa forma.

Leia também: O que os homens casados dizem para as amantes?

1 – Evite ser muito emotiva

Depois que a traição acontece, é compreensível que você queira gritar e humilhar seu parceiro da pior maneira possível. Qualquer raiva que você sentir pode fazer com que você faça coisas ruins. Tente não ceder a esses sentimentos, pois eles geralmente levam a coisas destrutivas.

Tente se acalmar e pensar com a cabeça fria. É sempre melhor se acalmar antes de confrontar seu namorado. Ao ficar muito emocionado, você pode acidentalmente dizer algo que arruíne seu relacionamento para sempre. Você não conseguirá entender a perspectiva do seu namorado ou perdoá-lo dessa forma. Perder a calma é ruim para o seu estado de espírito e simplesmente não vale a pena.

2 – Peça para que ele fale sobre a traição

Mesmo que você não queira falar com seu namorado, você ainda deve tentar sentar com ele e pedir-lhe para compartilhar alguns detalhes. Por exemplo, quando e onde aconteceu, porque decidiu traí-la, etc. Isso ajudará você a decidir se deve aceitá-lo de volta ou não. Se você realmente acredita nele quando ele diz que não vai acontecer de novo, então você pode pensar em aceitá-lo de volta.

Conhecer o lado dele da história é importante para reconstruir a confiança e dar outro significado no relacionamento. Todas essas informações o ajudarão a liberar a dor e a seguir em frente. Se você não fizer essas perguntas a ele, essas perguntas e não saber a resposta para elas pode ficar em sua mente por muito tempo.

3 – Ambos precisam de tempo e espaço

Ambos precisam de algum tempo para processar isso e, portanto, saia para passear, chore no seu quarto, vá para a academia. Qualquer coisa que possa ajudá-la a pensar com clareza. Esse espaço é importante para você e também para ele.

Dê a si mesmo espaço e tempo suficientes para pensar sobre o que aconteceu e se deseja ou não salvar seu relacionamento. Você provavelmente está se perguntando como perdoar um namorado traidor e se isso é realmente possível. Evite vê-lo e evite se comunicar, por enquanto. Tudo isso vai te ajudar a organizar melhor seus sentimentos e pensamentos.

4 – Peça ajuda a pessoas que realmente se importam com você

As pessoas mais importantes da sua vida, como seus amigos próximos e familiares, podem ajudá-la a tomar as melhores decisões. Eles não irão julgá-la pelo que aconteceu e também lhe darão bons conselhos. Como estranhos, eles poderão entender sua situação de um ponto de vista objetivo. Com a ajuda deles, você perceberá se vale a pena lutar pelo seu relacionamento, ou não.

5 – Seja paciente

Quando você descobre a traição de seu parceiro, sua vida muda abruptamente. Você precisa lidar com vários desafios enquanto processa a situação. Seu relacionamento pode nunca mais ser o mesmo. É importante ter paciência para perdoar seu namorado e seguir em frente, com ou sem ele. De qualquer forma, você precisa dar a si mesmo e dar ao seu relacionamento tempo suficiente para curar. Isso pode levar um certo tempo, por isso é importante aprender a ser paciente.

6 – Tome uma decisão

Esta é a parte mais difícil. Certifique-se de ter considerado os prós e os contras antes de tomar uma decisão. Se você está disposta a aceitar seu namorado porque ele parece pronto para mudar de comportamento, bom para você. Mas se seu namorado não parece muito arrependido, ou talvez ele simplesmente não esteja mais interessado em você, então é melhor deixá-lo ir e seguir em frente.

Mas tente perdoar seu namorado, não importa qual decisão você tome, isso ajudará sua própria saúde mental. Portanto, seu melhor cenário é perdoar seu namorado traidor para que você possa seguir em frente e viver uma vida feliz. Lembre-se, a vida é feita de oportunidades, sempre que uma janela se fecha um porta se abre.

Como saber se vale a pena perdoar uma traição?

Decidir se vale a pena ou não perdoar uma traição não é uma tarefa fácil. É uma decisão difícil que, como falamos anteriormente, cabe somente à pessoa que foi traída. O perdão não significa necessariamente que você confia novamente no seu parceiro, mas que você reconhece que ele errou e que está disposta a dar outra chance. Para isso, é necessário avaliar se o parceiro está disposto a reconhecer seus erros e trabalhar para reconquistar sua confiança.

Quem trai se arrepende de verdade?

Algumas pessoas podem se arrepender profundamente e tentar se redimir, enquanto outras podem não se importar com as consequências de suas ações. Ainda outras pessoas podem se arrepender no momento, mas não sentir nenhum arrependimento a longo prazo.

Compartilhe este post em suas redes sociais!
Letícia Rodrigues

Letícia Rodrigues

Sou uma mulher apaixonada por leitura, também adoro escrever sobre amor, relacionamentos, dicas de conquista e comportamento em geral. Trabalho com criação de conteúdo para blogs e sites desde 2020, amo o que faço. Siga-me nas minhas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *